FECHAR
Artigos

O que a qualidade de sementes tem a ver com a sua produtividade?

121.1K vizualizações | Postado em 24 de agosto de 2018 3A o que a qualidade de semente tem a ver com sua produtividade - O que a qualidade de sementes tem a ver com a sua produtividade?

Conheça a definição de qualidade de sementes e como essa característica impacta na performance do híbrido de milho. 

No momento da escolha do híbrido, o agricultor deve se atentar a um detalhe que faz diferença no momento da colheita: a qualidade da semente. Essa qualidade é definida pelo perfil genético, físico e fisiológico, bem como pela sanidade.

Quando a semente possui qualidade, ela apresenta altos níveis de pureza, sanidade e germinação. Nesse contexto, é importante falar do vigor, que definirá a viabilidade da semente mesmo quando for submetida a situações extremas.

Vigor de sementes

O vigor é definido pela energia de crescimento das sementes. Ao entrar em contato com o solo, a semente deve ser capaz de germinar, e dependendo do grau de vigor, isso pode ocorrer com menor ou maior eficácia e rapidez. 

Sementes vigorosas podem ser capazes de resistir às condições adversas como veranicos, frentes frias e assoreamento, pois geralmente emergem de forma mais rápida e uniforme. Ao formarem plantas mais saudáveis, conseguem resistir em condições desafiadoras, assegurando estabelecimento de estande e população adequada de plantas, evitando ressemeadura, por exemplo. 

Sementes industriais, por exemplo, passam por testes que atestam sua qualidade e, consequentemente, avaliam o vigor como característica de grande importância. Lavouras com sementes com boa sanidade e potencial germinativo apresentam menos problemas de germinação e falhas de estande, mas é necessário acompanhar a cultura durante toda a jornada, realizando o manejo correto.

3B o que a qualidade de semente tem a ver com sua produtividade 300x225 - O que a qualidade de sementes tem a ver com a sua produtividade?

O trabalho no campo é decisivo

Para atingir os melhores resultados com a lavoura, é preciso investir em boas sementes e no manejo adequado. As condições da área, clima, histórico de doenças e pressão de pragas, bem como a ausência de um tratamento de sementes eficiente, podem impactar na lavoura, diminuindo a produtividade. 

Problemas de semeadura também ocorrem com certa frequência devido à velocidade elevada do maquinário. Nesse contexto, a execução do plantio deve considerar fatores como a regulagem da semeadora e a adequação de velocidade do plantio, além de elementos essenciais para uma boa semeadura, como umidade e temperatura.

3A o que a qualidade de semente tem a ver com sua produtividade 300x225 - O que a qualidade de sementes tem a ver com a sua produtividade?

Dica

As sementes devem ser entregues próximas à data do plantio para manter a sanidade e o vigor. Quando não for possível, o agricultor deve armazenar suas sementes em locais apropriados, com climatização e cuidado, para não abrir espaço para doenças, mofo e bolor. Assim, preservará a rentabilidade e a produtividade de sua lavoura, além do retorno de seus investimentos em bons genótipos e tecnologia.

3C o que a qualidade de semente tem a ver com sua produtividade 300x225 - O que a qualidade de sementes tem a ver com a sua produtividade?