FECHAR
Artigos

Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

2K vizualizações | Postado em 9 de outubro de 2018 img6 enfezamento 2 780x470 - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

Durante as fases iniciais da cultura de milho, o produtor deve ter atenção com duas pragas que podem trazer muitos prejuízos se não forem manejadas corretamente. A cigarrinha do milho (D. maidis) e os percevejos (Dichelops melacanthus e Dichelops furcatus.) são insetos que trazem riscos e doenças, e podem diminuir ou arruinar a produtividade dos híbridos.

Essas pragas exigem manejos específicos, pois estão presentes em todo o território nacional, e são mais adaptadas a locais com temperaturas elevadas. Para manejar, porém, é preciso conhecer a praga, e saber o momento certo de agir e as ações que devem ser realizadas para manter a saúde da lavoura.

Percevejos

img1 percevejo - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

Os percevejos Dichelops melacanthus e Dichelops furcatus, conhecidos como percevejo-barriga-verde, são pragas que migram entre as safras de soja e milho, sendo geralmente a soja sua cultura original. Esse inseto causa danos à planta de milho ainda nas fases iniciais, quando introduz seu estilete na base da planta, para se alimentar da seiva. Isso gera furos no limbo foliar, gerando halos amarelados, o que pode levar a deformidades nas plantas, perfilhamento ou morte do híbrido.

img2 dano - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

O manejo dessa praga deve começar antes do plantio. A dessecação antecipada elimina as plantas daninhas, que servem de alimento para os percevejos durante a transição de culturas. Outra forma de trazer mais segurança para sua lavoura é utilizar um tratamento de sementes industrial com neonicotinoides.

img3 perfuracoes - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

Porém, se a pressão da praga for muito alta até o estádio V3 do milho ou se atingir danos de mais de 1,3 cm nas folhas do cartucho, é necessário realizar o controle com inseticidas. Não monitorar ou evitar as pulverizações pode gerar prejuízos grandes, principalmente em lavouras com populações de plantas mais baixas.

img4 cigarrinha - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

A cigarrinha (Dalbulus maidis) é uma praga inicial especifica da cultura do milho, migratória e com grande capacidade de reprodução. Ela se adapta muito bem a regiões com temperaturas mais quentes, o que favorece também a aquisição e a transmissão do complexo de enfezamento, doença que essa praga transmite ao milho por ser vetor das bactérias da classe Mollicutes.

Essa praga pode transmitir tanto o enfezamento pálido (quando infectada pelo Spiroplasma kunkelii) quanto o vermelho (quando infectada pelo Maize Bushy Stunt Phytoplasma), que causam ao milho danos na fase de enchimento de grãos – com espigas pequenas, mau enchimento e grãos chochos, reduzindo drasticamente a produtividade.

img5 enfezamento 1 - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

O manejo da cigarrinha deve começar com as boas práticas agrícolas, evitando plantios consecutivos e sobreposição de culturas. O plantio mais cedo, a dessecação de plantas voluntárias para evitar a “ponte verde” e o tratamento de sementes ajudam no manejo inicial, além de escolherem híbridos com características de tolerância ao complexo de enfezamento.

img6 enfezamento 2 - Quais são as pragas iniciais e como manejá-las: cigarrinha e percevejo

Boas escolhas

O desafio que as pragas iniciais representam pode ser vencido com boas escolhas. A primeira delas é optar por híbridos com tolerância às principais doenças e um bom tratamento de sementes, que viabilize mais segurança. Além disso, realizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP), plantar refúgio e adotar as boas práticas agrícolas é essencial para obter mais produtividade.

Compartilhar
Esse post foi útil para você?

Comentários

  1. Valentim de Carvalho disse:

    Sou produtor de milho verde não consigo controlar mais a cigarrinha qual variedade resistente a Agroceres

Deixe o seu comentário!

ADVERTÊNCIA: Os agrotóxicos são produtos perigosos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Antes de manuseá-los, leia atentamente e siga rigorosamente as recomendações contidas no rótulo, na bula e no receituário agronômico. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. nunca permita o manuseio de agrotóxicos por menores de idade. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. não reutilize as embalagens vazias. Informe-se sobre aimportância do manejo integrado de pragas.

CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.