FECHAR
Artigos

Você conhece os benefícios da dessecação antecipada?

1.9K vizualizações | Postado em 12 de setembro de 2018 5 voce conhece os beneficios da dessecacao antecipada - Você conhece os benefícios da dessecação antecipada?

A dessecação traz muitos benefícios para as culturas, principalmente de verão. Comece a safra utilizando boas práticas agrícolas.

O planejamento para a safra de verão terminou, e agora começa a fase de pré-plantio. Nesse momento, o agricultor deve pensar nas medidas que poderão impactar no desenvolvimento do híbrido e na definição da sua produtividade. É por isso que, para ter mais qualidade e eficiência no plantio direto, falamos tanto de dessecação antecipada.

O objetivo principal da dessecação antecipada é eliminar as plantas daninhas e voluntárias que estão no solo, para realizar um plantio no limpo e evitar a matocompetição. Essas plantas, quando não manejadas, podem limitar a produtividade do milho e favorecer a infestação de insetos-pragas e doenças para a lavoura.

A dessecação é importante, pois facilita a semeadura, colabora para a disponibilização dos nutrientes e da água para a planta cultivada, além de fornecer palhada, que protege e favorece a umidade do solo. Isso faz com que, durante a germinação dos híbridos, fase crítica que demanda água e nutrientes, existam quantidades suficientes desses recursos prontamente disponíveis para a planta.

Com a dessecação, também é possível aumentar a eficiência no manejo de insetos, já que a prática provoca um período de escassez de alimento, impactando na população e no ciclo dessas pragas. A partir disso, há um aumento da eficácia na aplicação de inseticidas e um maior controle das pragas iniciais, principalmente dos percevejos.

Como fazer?

A dessecação antecipada deve acontecer aproximadamente 30 dias antes da semeadura, para evitar a existência de massa verde no momento do plantio das sementes. Por vezes, é necessária uma segunda dessecação antes do plantio, por causa da emergência de plantas daninhas que não foram suprimidas pela primeira aplicação.

De olho na resistência

Após entender a importância da dessecação antecipada e seus benefícios, é preciso usar a prática também para o controle de plantas resistentes. As ações a seguir podem fazer a diferença na lavoura:

– Não deixe áreas em pousio: empregue práticas integradas durante o ano, e concentre-se no manejo do banco de sementes.

– Comece a cultura no limpo: controle efetivo e antecipado evita plantas daninhas.

– Utilize a dose recomendada de herbicidas e no momento correto: observe as melhores condições de aplicação e siga sempre as recomendações.

– Use o manejo pós-colheita: associe herbicidas de diferentes mecanismos de ação, para obter mais sucesso no combate às plantas daninhas

Compartilhar
Esse post foi útil para você?

Comentários

Deixe o seu comentário!

ADVERTÊNCIA: Os agrotóxicos são produtos perigosos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Antes de manuseá-los, leia atentamente e siga rigorosamente as recomendações contidas no rótulo, na bula e no receituário agronômico. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. nunca permita o manuseio de agrotóxicos por menores de idade. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. não reutilize as embalagens vazias. Informe-se sobre aimportância do manejo integrado de pragas.

CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.